Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.
Quero deixar minhas condolescências aos parentes e familiares das 2 vítimas fatais, no desabamento do trecho da ciclovia da zona sul do Rio de Janeiro, ontem (21/04/2016).
Este assunto está na mídia mundial e todos estão preocupados com a qualidade e a segurança das obras em Estádios e Campos de futebol, as quais foram executadas à toque de caixa, para cumprir metas e prazos estabelecidos pelas organizações internacionais.
Quando fui estudante de Engenharia Elétrica, cursei as cadeiras de Mecânica e Resistência dos Materiais.
Nestas cadeiras, efetuávamos complexos cálculos matemáticos para determinarmos, por exemplo, a seção de um vergalhão de aço.
Este valor encontrado seria o mínimo admíssivel.
Porém, por segurança, multiplicávamos este valor mínimo encontrado, por 4 ou 5 vezes, como medida de segurança.
Só de ver as imagens da fixação com parafusos da estrutura de proteção ou alambrado, na borda da ciclovia, dá para prever que a durabilidade será bem pouca.
Será que os projetistas pensaram na possibilidade da ocorrência de um desastre entre carros na pista ao lado e estes veículos serem lançados na ciclovia ?
A erosão causada pela água do mar, destruirá e corroerá os parafusos de sustentação do alambrado de proteção ?
Se trezentos ciclistas passarem em alta velocidade, nestes trechos, a ciclovia suportará esta carga extra ?
Se um parapente ou asa delta cair em cima desta ciclovia, o impacto causará o desmoronamento ?
Dica:
A Marinha do Brasil, deveria alertar e recomendar o uso de coletes salva-vidas, neste trecho da ciclovia.
Em caso de ressacas, a prova deverá ser suspensa pelos organizadores.
Uma vistoria semanal deverá localizar a integridade da ciclovia, assim com a existência de trincas nos pisos.
Quero deixar minhas condolescências aos parentes e familiares das 2 vítimas fatais, no desabamento do trecho da ciclovia da zona sul do Rio de Janeiro, ontem (21/04/2016).
Este assunto está na mídia mundial e todos estão preocupados com a qualidade e a segurança das obras em Estádios e Campos de futebol, as quais foram executadas à toque de caixa, para cumprir metas e prazos estabelecidos pelas organizações internacionais.
Nestas cadeiras, efetuávamos complexos cálculos matemáticos para determinarmos, por exemplo, a seção de um vergalhão de aço.
Este valor encontrado seria o mínimo admíssivel.
Porém, por segurança, multiplicávamos este valor mínimo encontrado, por 4 ou 5 vezes, como medida de segurança.
Só de ver as imagens da fixação com parafusos da estrutura de proteção ou alambrado, na borda da ciclovia, dá para prever que a durabilidade será bem pouca.
Será que os projetistas pensaram na possibilidade da ocorrência de um desastre entre carros na pista ao lado e estes veículos serem lançados na ciclovia ?
A erosão causada pela água do mar, destruirá e corroerá os parafusos de sustentação do alambrado de proteção ?
Se trezentos ciclistas passarem em alta velocidade, nestes trechos, a ciclovia suportará esta carga extra ?
Se um parapente ou asa delta cair em cima desta ciclovia, o impacto causará o desmoronamento ?
Dica:
A Marinha do Brasil, deveria alertar e recomendar o uso de coletes salva-vidas, neste trecho da ciclovia.
Em caso de ressacas, a prova deverá ser suspensa pelos organizadores.
Uma vistoria semanal deverá localizar a integridade da ciclovia, assim com a existência de trincas nos pisos.
Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha