Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.
Esta é uma questão muito polêmica entre os Clientes e os Eletricistas.
Vou dar a minha opinião pessoal e, inclusive, pedir aos colegas eletricistas que não usem mais a palavra VISITA, em seus relacionamentos e conversas com o Cliente.
VISITA.
Um Eletricista não VISITA nenhum Cliente.
Quando somos chamados para prestar algum tipo de serviço, vamos até o local, uniformizados e com ferramentas.
ORÇAMENTO.
Não se deve cobrar para fornecer um ORÇAMENTO.
Um Orçamento deve ser o mais claro possível para ambas as partes.
Se a GARANTIA é só na Mão de Obra e não inclui os Materiais ou aparelhos instalados, isto deverá estar escrito.
Se forem necessarios serviços de cortes em paredes ou tetos rebaixados de gêsso, o serviço posterior de pinturas e acabamentos serão por conta do cliente, que deverá contratar um Pintor ou Gesseiro. Isto deverá estar por escrito.
AVALIAÇÃO.
Quando o Cliente pedir uma AVALIAÇÃO, ou quando o serviço solicitado precisar que o Eletricista vá até o local, esta AVALIAÇÃO será cobrada, ao término.
O Orçamento será enviado, posteriormente e sem custos (grátis).
VISTORIA ELÉTRICA.
Quando um Cliente está com um problema elétrico residencial e não sabe o quê será necessário fazer e nem quais serão os custos de Mão de Obra e Materiais, será necessário uma VISTORIA ELÉTRICA e este serviço será cobrado, ao término.
Para realizar uma VISTORIA ELÉTRICA ou uma AVALIAÇÃO, o Eletricista deverá ir até o local.
Para ir até o local, o Eletricista terá custos diversos, como TEMPO DE DESLOCAMENTO, GASTOS com gasolina, estacionamento, pedágios, ajudante, refeições, TEMPO de PESQUISA.
O Orçamento será enviado, posteriormente, por e-mail ou WhatsApp.
LISTA DE MATERIAL.
Se o Eletricista apresentar o Orçamento por Empreitada, os Materiais necessários serão por conta dele e estarão incluídos na Mão de Obra.
Se o Eletricista apresentar o Orçamento com Material por conta do Cliente, esta LISTA DE MATERIAL, só será apresentada após o Orçamento da Mão de Obra estiver aprovada e sendo realizada a Transferência Bancária de 50% do valor.
DICAS:
- Pagamentos e adiantamentos com PIX, Dinheiro ou Transferência TED.
- Não aceite CHEQUE.
Gilson Eletricista
Flamengo - Rio de Janeiro - Brasil.
WhatsApp Business: (21) 99925-7935 TIM
@Gilson Eletricista
https://www.facebook.com/groups/2521470614736599/about
https://dicasdogilsoneletricista.blogspot.com.br
Inscreva se no Canal Gilson Eletricista.
Deixe seu Like e ative o Sininho para receber aviso por e-mail de novos vídeos.
TENHA UM DIA ILUMINADO !