Quais as responsabilidades quando o Morador fornece uma Escada Quebrada e o Eletricista cai ?

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.

Quais as responsabilidades quando o Morador fornece uma Escada Quebrada e o Eletricista cai ?

As responsabilidades do contratante em casos de acidentes de trabalho, como a queda de um eletricista ao usar uma escada quebrada, podem ser significativas, principalmente no que diz respeito à segurança e saúde no ambiente de trabalho. 

Aqui estão os pontos principais de responsabilidade: 

Responsabilidade pela Segurança e Manutenção de Equipamentos.

O contratante é responsável por garantir que todos os equipamentos utilizados na obra ou manutenção estejam em boas condições de uso.

Caso a escada estivesse quebrada e isso tenha sido a causa da queda, pode ser caracterizada a negligência do contratante pela falta de manutenção ou substituição do equipamento defeituoso.

Treinamento e Informações sobre Segurança.

O contratante, sendo uma Empresa, também é responsável por fornecer orientações de segurança, inclusive em relação ao uso correto dos equipamentos e à identificação de problemas que possam surgir.

Caso não tenha dado a devida atenção ao treinamento do eletricista, pode responder por negligência.

Cumprimento de Normas e Regulamentações.

De acordo com a legislação brasileira, as empresas são obrigadas a seguir normas regulamentadoras (NRs) específicas para garantir a segurança no trabalho, como a NR 35, que trata de trabalhos em altura.

Se o contratante não cumprir essas normas, pode ser responsabilizado.

Responsabilidade Civil e Trabalhista

Em caso de acidente, o contratante pode ser civilmente responsável por indenizações que cubram tratamentos médicos, despesas e compensação por possíveis incapacidades decorrentes do acidente.

Em situações mais graves, pode ser exigido o pagamento de pensões ou compensações caso o eletricista fique incapacitado permanentemente.

Possibilidade de Responsabilidade Penal

Em casos de negligência grave, em que haja clara omissão de segurança, o contratante pode, inclusive, ser responsabilizado penalmente se houver comprovação de dolo ou culpa no acidente.

Considerações Finais

O contratante, seja uma Pessoa Física ou Empresa, deve sempre priorizar a segurança dos trabalhadores e estar atento à manutenção dos equipamentos, além de garantir que todas as medidas de proteção e segurança sejam seguidas. 

A legislação é rígida sobre as responsabilidades para evitar acidentes, e o descumprimento pode acarretar sérias consequências jurídicas e financeiras.

Comentários do Gilson Eletricista:

- Tenho uma antiga cliente, que sempre que vou subir na escada do apartamento, ela fica ao lado supervisionando, se as travas estão corretas, se o piso está sêco e se a escada está bem apoiada.

- Ela já sabe que se eu cair, por má conservação da escada ou porque a escada não está bem conservada e segura, ela terá de cumprir com todas as responsabilidades, em caso de uma queda.

- As escadas dos moradores, de um modo geral, estão inapropriadas para uso.

- E quando estas escadas são descartadas no lixo reciclável do Condomínio, sempre alguém as recolhe e coloca para uso dos funcionários, dos moradores e dos trabalhadores autonômos que vierem fazer algum atendimento nas unidades.

- É sempre importante, que o Eletricista, antes de utilizar a escada, faça uma APR - Análise Prévia de Riscos.

- Mas, é justamente neste mommento que o Morador fica ao lado, fazendo perguntas e acaba distraindo e tirando o foco da APR...


        Tenha um dia iluminado !



Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem