Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.
O motor do ventilador de teto, assim como os ventiladores em geral, precisa do capacitor para dar a partida e também para a continuidade da velocidade.
Os motores de indução, que utilizam induzidos, por exemplo, furadeiras, liquidificadores, são motores que possuem força e alto torque e não usam capacitor de partida.
Você consegue segurar a pá de um ventilador de teto e impedir o motor de girar, porém você não consegue segurar o mandril de uma furadeira e impedir o seu giro.
Vamos fazer uma analogia para facilitar o entendimento de como o capacitor funciona no ventilador de teto e também para que as pessoas entendam porque não devem alterar o valor da capacitância original, quando precisarem substituí-lo.
Analogia.
Vamos supor que temos um barco com remadores e um capitão no comando.
O barco é o motor do ventilador de teto.
Os remadores são o capacitor.
O capitão é você.
O barco.
O barco (motor) foi projetado e construído para se mover com um determinado número de remadores (capacitor).
Os remadores.
Vamos supor que 1 remador seja equivalente a 1uF.
Vamos supor que a fração de uF seja equivalente a 1 remador anão.
A nossa hipotética tripulação de remadores (capacitor de 3,5uF + 6,5uF = 10uF) é composta de 9 remadores e 2 anões (3,5uF + 0,5uF + 6uF + 0,5uF = 10uF).
O capitão.
Você está no comando dos remadores.
O seu comando é feito através da chave seletora de velocidades, no controle de parede.
Quando você quer que o barco (motor) se mova com velocidade fraca, você seleciona somente 3 remadores + 1 anão (3,5uF).
Quando você quer que o barco (motor) se mova com a velocidade média, você seleciona somente 6 remadores + 1 anão (6,5uF).
Quando você quer que o barco (motor) se mova com a velocidade máxima, você seleciona todos os 9 remadores + 2 anões (10uF).
Quando você quer mudar a direção do deslocamento do barco (Ventilação ou Exaustão) você deverá primeiramente comandar para que os remadores parem de remar (chave seletora na posição desligada) e esperar que o barco (motor) pare.
Se você der um comando errado (mudar de direção para Exaustão sem esperar parar), você acabará matando a maioria dos remadores e o seu barco passará a se mover lentamente (capacitância diminuirá).
A solução será trocar a sua tripulação (capacitor) por uma nova.
Mas lembre-se que o seu barco só comporta 11 remadores (10uF) e se você colocar 2 ou mais remadores, o barco se deslocará mais rápido, porém como o barco (motor) não foi projetado para se deslocar com esta velocidade extra, o barco acabará quebrando (motor queimará)...
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Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha
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