Para quê serve o Capacitor no Ventilador de Teto ?

 Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista. 



O motor do ventilador de teto, assim como os ventiladores em geral, precisa do capacitor para dar a partida e também para a continuidade da velocidade.

Os motores de indução, que utilizam induzidos, por exemplo, furadeiras, liquidificadores, são motores que possuem força e alto torque e não usam capacitor de partida.


Você consegue segurar a pá de um ventilador de teto e impedir o motor de girar, porém você não consegue segurar o mandril de uma furadeira e impedir o seu giro.


Vamos fazer uma analogia para facilitar o entendimento de como o capacitor funciona no ventilador de teto e também para que as pessoas entendam porque não devem alterar o valor da capacitância original, quando precisarem substituí-lo
.

Analogia.
Vamos supor que temos um barco com remadores e um capitão no comando.

Resultado de imagem para foto barquinho com remadores

O barco é o motor do ventilador de teto.

Os remadores são o capacitor.


O capitão é você.


O barco.
O barco (motor) foi projetado e construído para se mover com um determinado número de remadores (capacitor).

Os remadores.
Vamos supor que 1 remador seja equivalente a 1uF.

Vamos supor que a fração de uF seja equivalente a 1 remador anão.


A nossa hipotética tripulação de remadores (capacitor de 3,5uF + 6,5uF = 10uF) é composta de 9 remadores e 2 anões (3,5uF + 0,5uF + 6uF + 0,5uF = 10uF).


O capitão.
Você está no comando dos remadores.

O seu comando é feito através da chave seletora de velocidades, no controle de parede.


Quando você quer que o barco (motor) se mova com velocidade fraca, você seleciona somente 3 remadores + 1 anão (3,5uF).


Quando você quer que o barco (motor) se mova com a velocidade média, você seleciona somente 6 remadores + 1 anão (6,5uF).


Quando você quer que o barco (motor) se mova com a velocidade máxima, você seleciona todos os 9 remadores + 2 anões (10uF).


Quando você quer mudar a direção do deslocamento do barco (Ventilação ou Exaustão) você deverá primeiramente comandar para que os remadores parem de remar (chave seletora na posição desligada) e esperar que o barco (motor) pare.

Se você der um comando errado (mudar de direção para Exaustão sem esperar parar), você acabará matando a maioria dos remadores e o seu barco passará a se mover lentamente (capacitância diminuirá).


A solução será trocar a sua tripulação (capacitor) por uma nova.


Mas lembre-se que o seu barco só comporta 11 remadores (10uF) e se você 
colocar 2 ou mais remadores, o barco se deslocará mais rápido, porém como o barco (motor) não foi projetado para se deslocar com esta velocidade extra, o barco acabará quebrando (motor queimará)...

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Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha                




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42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

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