Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.
Muitos motivos podem levar ao Atraso no Pagamento da Conta de Luz.
Esquecimento, Viagens, Gastos inesperados, Doenças, Desemprego, etc...
Mas, para a Concessionária, estes motivos não justificam a Falta do Pagamento.
Com quantos dias de Atraso na Conta de Luz, a Concessionária Light pode cortar o Fornecimento de Energia Elétrica, para um Consumidor Residencial ?
A Light, assim como outras concessionárias de Energia Elétrica, segue a regulamentação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) sobre o corte de fornecimento por inadimplência.
De acordo com a regulamentação, a Concessionária pode cortar o fornecimento de energia elétrica se a conta não for paga em até 15 dias após o vencimento.
No entanto, existem algumas condições importantes:
A Light precisa avisar o consumidor sobre o débito com pelo menos 15 dias de antecedência ao corte. Esse aviso deve ser feito por escrito e de forma clara, podendo vir na própria conta de luz ou em uma notificação separada.
A distribuidora não pode suspender o fornecimento por débitos antigos que já prescreveram (contas com mais de 90 dias do vencimento para corte por inadimplência, se a concessionária não tomou as medidas cabíveis antes).
Após o pagamento da dívida, a Religação da Energia deve ser feita em até 24 horas para área urbana e 48 horas para área rural.
É sempre recomendável entrar em contato com a Light assim que perceber um atraso no envio da Conta, para negociar ou informar sobre o pagamento efetuado, evitando assim o corte.
Gilson Eletricista e Equipe.
Flamengo - Rio de Janeiro - Brasil.
Atendimentos no Rio de Janeiro e Niterói.
Inscreva se no Canal Gilson Eletricista.
Deixe seu Like e ative o Sininho para receber aviso por e-mail de novos vídeos.
18 milhões e 099.359 visualizações em 29/10/2025.
34.890 inscritos.
2158 vídeos.
126 vídeos Shorts.
178 vídeos para Membros Apoiadores do Canal.
