Gilson Eletricista e a Ditadura Militar no Brasil

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.

Em muitos países, o alistamento para o serviço militar é opcional e voluntário.


Aqui no Brasil, o alistamento é obrigatório, a partir dos 17 anos.

No meu caso particular fui exceção.

Como fui criado e educado por minha avó-paterna e  seu companheiro, descendente de alemães imigrantes  e colonizadores de Joinville - Santa Catarina - Brasil, o meu alistamento começou aos 5 anos.

O meu querido e saudoso avô, Lio Stein Ferreira, ocupava nesta época o posto militar de  General de Brigada do Exército Brasileiro.

As noções de disciplina e o valor ao trabalho foram ministrados com  a experiência adquirida em  sua formação militar e com a austeridade do sangue alemão que corria em suas  veias.


Passeando e fazendo ordem unida com o General Lio

Me lembro até hoje, quantas vezes eu, para ganhar um dinheiro extra ao de minha mesada, teria de engraxar os sapatos, ou pintar as paredes, ou lavar o carro, ou encerar o piso da casa,  ou ajudar a trazer as compras, ou ir a padaria, etc...

Isto não era nenhum tipo de exploração infantil e sim um incentivo ao trabalho.

Ter hora para acordar, ter hora para estudar, ter hora para brincar, ter hora para almoçar, ter hora para assistir Tv, ter hora para dormir e até mesmo ter hora para não fazer nada, era uma rotina em minha vida. 

Quando chegou a época do verdadeiro alistamento militar, a minha carreira militar não foi além do posto de 2º Tenente Oficial de Artilharia do Exército Brasileiro.

Esta interrupção na carreira militar foi motivada pela minha falta de motivação ou vocação militar. 

Até hoje, desempenho a função de eletricista residencial, profissão esta que gosto muito.

Uma das causas de muitas pessoas serem infelizes e até mesmo sofrerem  processos depressivos, é o fato de trabalharem em uma atividade que não gostam ou atuarem em uma área diferente de sua formação profissional original.

A disciplina é a base para qualquer área e atividade estudantil e profissional.



Esta saudosa época era uma época de liberdade.

Qualquer cidadão poderia transitar em qualquer hora do dia ou da noite.

Os prédios não precisavam ter portões e grades para se protegerem.

Interfone não existia.

As pessoas entravam e saiam sem nenhuma dificuldade...

Bandidos e ladrões temiam a polícia.

E a polícia temia o Exército..




Autor do texto:
Gilson Carlos Pessanha








Inscreva se no Canal Gilson Eletricista

Deixe seu Like e ative o sininho para receber aviso por e-mail de novos vídeos. 

Tenha um dia iluminado !
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postagem Anterior Próxima Postagem