domingo, 22 de abril de 2012

Benefícios da caminhada para o corpo e a mente

Melhora a circulação:

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício.
Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

Deixa o pulmão mais eficiente:
O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos.
As trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência.
Isto faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

Combate a osteoporose:
A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade de estímulos elétricos em nossos ossos.
Este estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

Afasta a depressão:
Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento.
Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.

Aumenta a sensação de bem-estar:
Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima.
Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento.

Deixa o cérebro mais saudável:
Caminhar diariamente é um ótimo exercício para melhorar a saúde e retardar o envelhecimento.
Entretanto um novo estudo, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção.

Diminui a sonolência:
A caminhada durante o dia faz com que nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina.
Esta substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício.
Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

Mantém o peso em equilíbrio e emagrece:
Este talvez seja o benefício mais famoso da caminhada.
Caminhar emagrece.
Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas.

Controla a vontade de comer>
Pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce.
Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.

Protege contra derrames e infartos:
Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares.
Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infartos.
A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo.
Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos.

Diabetes:
A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pela células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que as atividades do pâncreas e o fígado são estimuladas.
O treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes.

Comentário pessoal:
Após a descrição das 11 vantagens do exercício da caminhada, espero ter te convencido a iniciar esta saudável prática.
Caminhe ao ar livre, caminhe numa esteira, vá a pé para o seu trabalho, salte alguns pontos de ônibus antes e caminhe até o seu ponto de destino, pegue o seu ônibus alguns pontos além do seu ponto costumeiro.




Autor do comentário:
 Gilson Carlos Pessanha








Fontes:
http://www.minhavida.com.br/fitness
www.jornalopcaonatural.com.br
Mayo Foundation for Medical Education and Research








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3 comentários:

  1. Olá, Gilson
    Posso atestar que sou uma beneficiária da caminhada...
    Há 17 anos eu posso fazer isso pois me aposentei e é assim mesmo que age em nós... mas é questão de persistência... quando paro um pouco... regrido em tudo... não posso parar...
    Abraços fraternos de paz

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  2. Garoto, eu estava precisando ler isso!!!!
    Todo dia penso "É hoje que começo a caminhar!!",mas infelizmente não tem passado de um pensamento...quem sabe agora me animo!!!

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  3. O post ¨Os Triângulos de Força Mental e as Palavras de Poder¨, conseguirão dar a motivação necessária para a realização de seus objetivos.

    Fé - Paciência - Perseverança

    Tenha um dia iluminado!

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