Como instalar Tomadas Elétricas Monofásicas? Vídeos Eletrizantes

Você mesmo poderá instalar ou trocar suas antigas tomadas pelas novas tomadas Padrão Brasileiro, seguindo as dicas deste vídeo do Zergui.


Recomendações:
- Identifique a Fase, utilizando uma chave de teste. Normalmente as cores da capa isolante dos fios são: preto, vermelho, marrom, cinza.

- Identifique o Neutro. Normalmente as cores da capa isolante dos fios são: azul, branco.

- Identifique o Terra. Normalmente as cores são: verde ou verde + amarelo.

- Você poderá utilizar para estas identificações anilhas identificadoras com as letras gravadas: F (fase), N (neutro) e T (terra). Caso você não tenha as anilhas, aplique uma etiqueta auto-adesiva ou um pedaço de fita crepe e escreva as letras com uma caneta.

- Após ter identificado a Fase, para sua própria segurança, desligue o disjuntor do circuito.




Comentário pessoal:
A posição invertida nas tomadas duplas, não é um erro de fabricação.
Todas as marcas adotaram esta montagem invertida, porque se você for plugar dois aparelhos que tenham os plugues com o formato em L (ele), ou seja a saída do cabo seja lateral e não vertical, você só conseguirá plugar os dois com esta posição invertida.





Autor das recomendações e do comentário:
Gilson Carlos Pessanha

Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem