Por que um Lustre Cai no Chão ?

Recentemente, um cliente me chamou para repor o lustre da sala que havia caído no chão, no momento em que fazia a substituição de uma lâmpada queimada.


Provavelmente o lustre já estava para cair ou ele sem perceber colocou peso nas mãos, enquanto se concentrava em substituir a lâmpada queimada.

Ao examinar, verifiquei que o lustre, revestido de tecido e com 3 bocais, não chegava a pesar 2 kg, e estava sustentado pelo próprio cabo elétrico.

Cabo elétrico é para conduzir eletricidade e não para sustentar peso.

Havia no mercado um cabo especial para esta finalidade, o qual tinha em seu interior, além de dois condutores isolados, um fino cabo de aço, para sustentar o peso.
Parece que, atualmente, não é mais fabricado.

Substitui o bocal de cima, que foi danificado pelo curto-circuito e instalei um fino cabo de aço para sustentar o peso do lustre.

Para travar o cabo de aço, utilizei duas unidades de conector de parafusos, sem a capa isolante branca, para que a fixação ficasse o mais discreta possível.

O cabo de aço foi fixado no gancho do teto e na estrutura de metal do lustre.





O cabo de aço é tão fino que na foto acima ele passa junto com o cabo cristal e não chama a atenção.




Autor do texto e das fotos:
Gilson Carlos Pessanha







Visite e curta a minha página no faceboo.com/GilsonEletricista

Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem