domingo, 22 de setembro de 2013

O meu ar condicionado não está gelando quase nada. O quê fazer ?

Olá amigos e leitores do blog.

Existem 2 possibilidades de um aparelho de ar condicionado, que funcionava bem, apresentar baixa eficiência:

Primeira possibilidade.
O aparelho está precisando de uma limpeza interna.

Segunda possibilidade.
O aparelho está precisando de uma recarga de gás.

Dica:
Antes de partir para a compra de um novo aparelho, ou solicitar uma recarga de gás, retire o painel frontal, o qual é fixado com apenas 2 ou 4 pequenos parafusos.

Se o seu aparelho nunca foi limpo ou a última limpeza já tem mais de 2 anos, você verá uma manta de pó, obstruindo os tubos da câmara de refrigeração.

Em muitos casos, na parte de dentro do painel frontal, haverá pó e muitos pontos pretos (fungos) e mofo.

Veja as fotos abaixo de um aparelho Consul de 7500 Btus, que não era limpo há 3 anos.

O filtro, segundo a moradora, é limpo uma vez a cada 30 dias.

Dica:
O filtro deverá ser lavado, no tanque, uma vez por semana, sempre que o aparelho estiver em uso.
O pó que fica retido no filtro vem de dentro do cômodo onde o aparelho está instalado.

Dica:
O aparelho deverá ser limpo internamente, uma vez por ano.
A limpeza não é só com água.
Existe no mercado de refrigeração, produtos específicos para desencrostar e limpar a câmera de refrigeração e evaporadora.
O pó que se deposita no interior do aparelho vem da rua e é sugado pelas frestas laterais da caixa do aparelho.


 Antes...

 Depois.

 Antes...

 Depois.


Aparelho voltou a funcionar e refrigerar normalmente.


Por quê há uma grande queima de compressores na época do verão ?
Justamente pela falta de limpeza interna do aparelho, o compressor fica funcionando direto, tentando abaixar a temperatura.

A temperatura alta do funcionamento ininterrupto do compressor + a temperatura externa Na faixa de 38 a 50 graus = queima do compressor.

Vale a pena trocar um compressor queimado ?
Não compensa.

Os compressores que são vendidos são compressores recondicionados e a substituição é feita a base de troca (o seu compressor será levado para ser recondicionado) e o preço é mais de 50 % do preço de um novo aparelho.

A garantia deste serviço é de apenas 90 dias e a forma de pagamento é a vista.

Um novo aparelho tem garantia de 1 a 2 anos, podendo ser contratado um garantia estendida e a forma de pagamento poderá ser parcelada em até 12 x sem juros.




Autor do texto e das fotos:
Gilson Carlos Pessanha
MyFreeCopyright.com Registered & Protected








Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista


24 comentários:

  1. Muito boa dica, mas se tiver apenas 1 ano de uso? E não estiver gelando, como faço pra saber se é gás? Também onde acho esse produto para limpeza interna? Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Elogracy,
    Após um ano de uso, dependendo do estado de sujidade, que você verá na câmera de refrigeração (evaporadora), que fica localizada atrás do filtro.
    Se não for possível ver os tubos de alumínio, ou se o alumínio estiver muito escurecido, está na hora.
    Detergentes para limpeza de aparelhos de ar condicionados são encontrados em lojas de refrigeração e em algumas lojas de ferragens.
    Independente se o aparelho necessitar de uma carga de gás, a limpeza deverá ser realizada, de preferência, antes da chegada do Verão.
    O filtro pode ser lavado no tanque uma vez por mês.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  3. meu ar condicionado de janela eletrolux ciclo frio 7500 esta gelando pouco e congelando o condensador de ar, as aletas estao tortas e entupidas, pode ser esse o problema? posso comprar so essa peca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá matheus alves alves,
      Quando ocorre o congelamento da parte frontal (evaporadora), significa que o ar está entupido com pó.
      Neste caso o aparelho deverá ser limpo com uma mangueira ou lavadora de pressão + detergente ácido para desencrostar a sujeira acumulada.
      Os alumínios tortos e/ou amassados, poderão ser realinhados com uma escova com cerdas de metal.
      Se não estiver disposto a fazer você mesmo esta limpeza, contrate uma firma de refrigeração e solicite uma limpeza.
      O seu aparelho voltará a funcionar normalmente.
      Este tipo de limpeza só é necessária quando o aparelho nunca foi limpo ou já não é limpo há muitos anos.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  4. Oi meu ar esta desarmando toda hora ai entra na ventilação tirei a frente dele e passei aspirador nao estava mt suja nao so com um pouco de poeira a umas 2 semanas estava em otimio estado e agora isso o que devo fazer e o gás? A e ele nao esta mais gelando como antes agora so fica frsco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laiza Rodrigues,
      A limpeza do ar condicionado não é para ser feita com aspirador de pó.
      Deverá ser feita com detergente ácido Zenith ou similar.
      Leia em meu post: como limpar um ar condicionado no próprio local.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  5. Ola tenho uma ar-condicionado classe A da consul de 10.000btus,ele esta gelando muito pouco e ainda desarma e fica só ventilando oq deve ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá diogo menezes,
      Se ele estiver congelando a parte frontal (evaporadora), será necessário fazer uma limpeza.
      Se após limpar não resolver, troque o termostato.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  6. O meu ar condicionado split desarmava e começava a ventilar antes de atingir a temperatura marcada. Eu tive que trocar o sensor de temperatura e degelo. O sensor me custou R$ 12,00. Agora ele esta funcionando maravilhosamente bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Winner de Oliveira,
      Obrigado pela dica, a qual será muito útil para muitas pessoas na mesma situação.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  7. Boa noite, acabei de adquirir um ar condicionado split Mitsuo 12000BTU novo, mas eu acho que está gelando pouco. Eu tinha um York de 7000BTU e gelava bem, para o ambiente onde eu usava. O que devo fazer? O gás já foi medido e está em 75 no manômetro. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fernando nascimento,
      Se a pressão do gás está dentro da faixa normal, algo no aparelho está com defeito.
      Um Split de 12.000 btus tem que ser capaz de gelar quase o dobro de um Split de 7.000 btus.
      Entre em contato com o SAC do Mitsuo.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  8. Quanto ea recarda de gás? se for esse meu problema ?

    ResponderExcluir
  9. Olá Amizade nunca e de +,
    Varia de bairro para bairro.
    É algo em torno de R$100,00.
    Eu não faço este tipo de serviço.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  10. Olá Gilson Carlos, estou com um mistério no meu ar condicionado ele está armando e desarmando durante o dia a partir das 8h da manhã e voltando a funcionar normalmente depois das 19h. Ele fica armado durante 5 ou 10 mim e depois desarmar e fica na ventilação, até voltar a armar novamente, na parte da noite quando ele está funcionando normalmente, eu testo a parte do controle de temperatura dele, pra ver se é o termostato, mas ele funciona normalmente. Antes disso tudo acontecer estava acontecendo queda de luz no meu bairro, depois disso ele começou a dar esse problema, não sei se é por causa das quedas de luz que acabaram trocando o transformador ou uma infeliz coincidência. O que pode ser? Estou desconfiado que seja falta de limpeza ou não está chegando 220V durante o dia como deveria, ou pode ser falta de gás. Grato pela atenção

    ResponderExcluir
  11. Olá Denunciando HackersBPT,
    O que está acontecendo é que durante o dia, no horário comercial, a solicitação de enrgia elétrica é maior.
    Fábricas , industrias, lojas e residências em geral, têm seu pico de consumo justamente neste horário.
    A partir das 18:00 horas, este consumo diminui e as tensões chegam até a ficar um pouco mais alta do que 127 volts ou 220 volts.
    O seu bairro, já estava com queda de tensão e por isto o transformador foi trocado.
    Acredito que este novo transformador ainda está pouco para a demanda energética do seu bairro.
    Um ar condicionado de janela ou split funciona bem na faixa de 190 a 240 volts.
    Abaixo de 190 volts, a máquina não consegue armar e manter o funcionamento do compressor.
    Você deverá entrar em contato com a concessionária para que este problema seja corregido.
    Uma solução mais rápida, seria instalar uma caixa com um banco de capacitores no circuito deste ar.
    Estes capacitores fariam a correção do fator de potência.
    Consulte o seu eletricista de confiança e veja se esta alternativa seria viável para o seu problema.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta, e vou correr atrás desta solução com um eletricista de confiança!

      Excluir
  12. Excelente post compartilhado por ti Gilson. Está de parabéns e obrigado pela dica. Meu aparelho é idêntico a esse e tentarei fazer essa limpeza hoje, pois nunca fiz a limpeza interna e já tenho o aparelho a mais de 6 anos :) .... Ele funciona normalmente, porém após umas 2 horas de uso, começa a ficar fraquinho.

    ResponderExcluir
  13. Olá Urubu Nikity,
    Leia também:

    http://dicasdogilsoneletricista.blogspot.com.br/2012/12/como-limpar-seu-ar-condicionado-de.html

    http://dicasdogilsoneletricista.blogspot.com.br/2014/03/aparelho-de-ar-condicionado.html

    Obrigado por sua visita e comentário no Blog.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Gilson, goataria que me orienta-se. Comprei um aparelho de Ar Condicionado Eletrolux 10000btus eletrônico, o mesmo foi trocado com 1 semana de uso pois estava vazando para dentro do meu quarto, além de ter vindo com avarias, o novo aparelho chegou perfeito e no 1] dia funcionou tranquilo, porém na temperatura mais fria (18ºC) não deixou o quarto muito frio, hoje com 4 dias de uso continua só refrescando na direção do mesmo o resto do quarto está na temperatura ambiente, reparamos também que o compressor nessa temperatura fica armado direto,só desarma se colocarmos em 22, 23ºC, o que devo fazer? pedir para trocarem por outra marca? tenho até 7 dias para cancelar ou trocar o aparelho.

    ResponderExcluir
  15. Olá Janaina Gonçalves,
    Eu acho esta marca muito ruidosa, quando em funcionamento, porém gela normalmente bem para um ar de 10.000 btus.
    Pode ser que este lote esteja com problemas.
    Peça para trocarem pela marca Consul, a qual na minha opinião, é uma das melhores, seguida pela Springer Carrier.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gilson, eu estava pensando mesmo na Springer, desfiz de meu ar dessa marca que gelava muito e era 7500btus, pois o mesmo estava com a parte de trás comida por ferrugem, sem gás e com a érice quebrada, era bem antigo, e comprar esse de 10000btus, que falta do meu ar de 75000. Verei o que eles irão resolver e retorno para deixar meu comentário. Obrigada pela dica. Boa noite.

      Excluir
  16. Gilson, entrei em contato com a loja que me vendeu o ar condicionado (Eletrolux 10000btus eletrônico), irei tentar mais uma vez trocar o aparelho, só que dessa vez pelo que você me recomendou (Springer Carrier), eles tem o modelo: Ar Cond 10000btus Springer QCA108RB 110V, irei fechar negócio com eles hj á noite (15/04/2014), só que antes gostaria de saber de vc se este modelo é bom, me ajude por favor!

    ResponderExcluir
  17. Olá Janaina Gonçalves,
    Foi uma boa decisão e escolha.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir