Por quê um Apartamento Pega Fogo ?

Olá amigos e leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Fim de semana, venho voltando para minha casa.

Ao chegar perto de meu prédio, avisto uma grande quantidade de carros do Corpo de Bombeiros.

E estão de frente ao meu prédio.

Olho para cima e não vejo sinal de fumaça.

Isto para mim foi muito preocupante, pois moro em um apartamento de fundos.

Ao chegar na portaria me informam que o apartamento localizado no 12º andar havia pegado fogo.

Esta informação me aliviou, porque moro no 5º andar.

Nestas ocasiões os bombeiros costumam desligar a energia elétrica do prédio e os elevadores ficam parados.

Subi pelas escadas até o meu andar.

O cheiro de queimado estava bem acentuado e as escadas estavam todas molhadas devido ao rescaldo.

O quê o fogo não destrói, a água em abundância acaba por destruir.

Ao chegar em meu apartamento, noto que minha esposa estava tranquilamente dormindo. alheia a todos os acontecimentos.

Delicadamente, aviso:

Você não vai descer ?

O PRÉDIO ESTÁ PEGANDO FOGO !!!!!

Minha esposa se levantou The Flash.

Porém, para meu espanto, ao ver o cabelo todo desgrenhado, passou mais de 10 minutos se penteando e retocando a maquiagem.

Coisa de mulheres...

Feito isto, segui a recomendação dos Bombeiros e me afastei para bem longe do prédio.

Fui para o centro da cidade, no Saara Grill.

Quando numa situação não há o que fazer, o jeito é relaxar e degustar uma pequena tacinha de vinho para se acalmar...



Quais as possíveis causas de um apartamento pegar fogo ?
Em 90% dos casos a elétrica é a responsável.

Nos outros 10% o gás e atitudes irresponsáveis dos moradores.

Neste caso específico, o morador colocou uma panela no fogão e saiu para fazer compras.

Em questão de 10 minutos, o fogo se alastrou pela cozinha e destruiu o apartamento.

De quebra, o ar condicionado caiu e quebrou a marquise do apartamento do 1º andar.

As labaredas, queimaram a porta do elevador social, as portas de outros dois apartamentos vizinhos, as fiações elétricas do coluna de serviço, todo o corredor deste andar e as fiações elétricas do apartamento vizinho e o mecanismo do elevador social.

O Laudo dos Bombeiros foi: Fogo leve (?).

Acredito que eles devem ter uma tabela de classificação para estes acontecimentos.

Por exemplo:
Neste caso: fogo leve.
Para incêndios como o Joelma e o Andorinha: fogo médio
Para a cidade de Roma (a do Imperador Nero): fogo moderado
Para a erupção do vulcão de Pompéia: fogo preocupante

Dica:
Ao utilizar o fogão, fique sempre por perto acompanhando o cozimento.

Colocar a panela no fogo e ir para outro cômodo entretido com a internet é o mesmo que sair para a rua.

3 dias após este ocorrido o cheiro de queimado, continua nos narizes e nas mentes dos envolvidos.

Lá neste andar, hoje, estavam trabalhando pedreiros, bombeiros gasistas e hidráulicos, pintores, gesseiros, eletricistas, engenheiros, peritos das seguradoras, síndica, conselheiros e 300 curiosos opinando sobre tudo o que deveria ser feito.

Um fato muito interessante e ao mesmo tempo preocupante, foi que ao ser ligado a mangueira na tubulação específica de combate à incêndio, no meu prédio, só saiu um filete de água.

Passando para a mesma tubulação no prédio da esquerda, a tubulação estourou e alagou a garagem.








Em ambos os casos, o Corpo de Bombeiros aplicou multa aos condomínios.

Dica:
Os apartamentos e residências que possuem aquecimento de água com aquecimento à gás, devem ter uma manutenção preventiva em dia para estes dispositivos.

Ao abrir uma torneira, o gás é liberado em grande quantidade.

Se não houver a liberação de faísca para que o gás se inflame, o perigo de explosão e morte por inalação é grande.

Neste sinistro episódio não houveram vitimas.

Os prejuízos foram materiais e emocionais para todos os moradores.



Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha



Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem