O Síndico Escolheu o Mais Barato na Concorrência

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Quando um condomínio residencial decide fazer uma obra ou instalações que visam economizar luz, normalmente os Conselheiros pedem que sejam apresentados 5 ou mais orçamentos de firmas e de autônomos.

Os critérios para escolha do vencedor, podem ser o prazo para a execução, o tempo de garantia, as indicações e referências apresentadas e o preço para a execução dos serviços.

Alguns síndicos acham que o orçamento mais barato, agradará aos moradores e mostrará que a sua gestão está sendo bem feita.

No entanto, o mais barato nem sempre oferecerá qualidade e segurança e no final esta alegria inicial se transformará em reclamações e gastos com manutenções constantes para corrigir ou refazer o serviço mal feito.

Vejam, por exemplo, as instalações de sensores de presença, realizadas nos corredores e escadas de serviço, em um prédio de classe média alta, na cidade do Rio de Janeiro.

Estes fios expostos estão na altura do alcance de uma pequena criança e, também podem acabar se prendendo em uma escada de alumínio que esteja sendo transportada por um morador ou por um funcionário.

Funcionar, funcionava, mas observem o péssimo acabamento nas fiações expostas, luminárias sem vidros, tomadas tortas e emendas sem isolamento.

Isto é o que resulta em aprovar o mais barato e não vistoriar o que foi feito no geral.

Fica a Dica !

Assista neste vídeo os perigos de choques e incêndios, em gambiarras feitas por pessoas que não são eletricistas qualificados e fazem estes ¨bicos¨, para aumentar a renda pessoal e sem terem noção alguma dos perigos que eles mesmos passaram e pelos perigos que os moradores passarão a conviver.





Emendas sem isolamento e fios sem nenhum acabamento.


Em todos os andares o ponto de luz está muito baixo (na altura do antigo interruptor) e os fios estão expostos e sem acabamento.


Tomadas tortas, fios expostos e lâmpada Led disponível para ser roubada.

Gilson Eletricista
Flamengo - Rio de Janeiro - Brasil
WhatsApp: (21) 99925-7935




Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha

Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postagem Anterior Próxima Postagem