Todo motor ao ser posto para funcionar, no processo de transformação da energia elétrica em energia mecânica, esquenta e libera calor.
Para auxiliar na liberação deste calor foram construídas nas caixas e carcaças que envolvem estes motores, as aletas para refrigerá-lo.
Nos aparelhos de ar condicionado, o manual adverte para que estas aletas não sejam obstruídas com qualquer tipo de anteparo protetor.
O motor de um ventilador de teto possui aletas de ventilação na parte superior e na parte inferior do motor.
Estas aletas (pequenas frestas) foram feitas para que o motor ao ser posto em funcionamento se auto-refrigere.
Quando ele está no modo ¨ventilação¨ as aletas superiores conduzem o vento para dentro do motor.
Este ar faz a troca de calor com o motor e sai aquecido pelas aletas inferiores.
Quando ele está no modo ¨exaustão¨ as aletas inferiores conduzem o vento para dentro do motor.
Este ar faz a troca de calor com o motor, diminui a temperatura do motor e sai aquecido pelas aletas superiores.
O quê acontece quando as aletas ficam obstruídas com o pó ?
A troca de calor fica prejudica e, em muitos casos, o motor ao ser posto para funcionar por muitas horas seguidas, termina superaquecendo e queima.
Muitos fabricantes querendo inovar o design de seus produtos, colocaram um acabamento de plástico que envolve a parte de baixo do motor.
Este acabamento é para esconder o corpo do motor.
Ou seja, você olha para cima e não vê o motor.
Na minha opinião este acabamento, dificultou o fluxo da troca de calor.
Agora somado a este fato, o acúmulo de pó, termina por causar a queima do motor.
Ao fazer uma limpeza no ventilador, as pessoas retiram o pó das aletas superiores e das pás, porém não retiram o pó das aletas inferiores, pelo fato deste acabamento estar encobrindo e impedindo o acesso.
Para limpar e retirar o pó, é necessário afrouxar a porca que trava a base deste acabamento ao nipple do motor.
Isto não é trabalho para uma faxineira.
Veja na foto a quantidade de pó acumulada em poucos meses de uso.
As aletas estavam completamente entupidas.
Por cima limpo, por baixo obstruído e sujo...
Comentário Pessoal:
Já observou que ao entrar a estação do Verão, é grande a quantidade de ventiladores que queimam por superaquecimento ?
Quer ler mais sobre este tema: ventilador de teto ?
Vá até a coluna ¨Marcadores¨ e clique em ¨ventilador de teto¨.
Todas as postagens aparecerão em sequência.
Boa leitura !
Autor do texto e da foto:
Gilson Carlos Pessanha
Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Para auxiliar na liberação deste calor foram construídas nas caixas e carcaças que envolvem estes motores, as aletas para refrigerá-lo.
Nos aparelhos de ar condicionado, o manual adverte para que estas aletas não sejam obstruídas com qualquer tipo de anteparo protetor.
O motor de um ventilador de teto possui aletas de ventilação na parte superior e na parte inferior do motor.
Estas aletas (pequenas frestas) foram feitas para que o motor ao ser posto em funcionamento se auto-refrigere.
Quando ele está no modo ¨ventilação¨ as aletas superiores conduzem o vento para dentro do motor.
Este ar faz a troca de calor com o motor e sai aquecido pelas aletas inferiores.
Quando ele está no modo ¨exaustão¨ as aletas inferiores conduzem o vento para dentro do motor.
Este ar faz a troca de calor com o motor, diminui a temperatura do motor e sai aquecido pelas aletas superiores.
O quê acontece quando as aletas ficam obstruídas com o pó ?
A troca de calor fica prejudica e, em muitos casos, o motor ao ser posto para funcionar por muitas horas seguidas, termina superaquecendo e queima.
Muitos fabricantes querendo inovar o design de seus produtos, colocaram um acabamento de plástico que envolve a parte de baixo do motor.
Este acabamento é para esconder o corpo do motor.
Ou seja, você olha para cima e não vê o motor.
Na minha opinião este acabamento, dificultou o fluxo da troca de calor.
Agora somado a este fato, o acúmulo de pó, termina por causar a queima do motor.
Ao fazer uma limpeza no ventilador, as pessoas retiram o pó das aletas superiores e das pás, porém não retiram o pó das aletas inferiores, pelo fato deste acabamento estar encobrindo e impedindo o acesso.
Para limpar e retirar o pó, é necessário afrouxar a porca que trava a base deste acabamento ao nipple do motor.
Isto não é trabalho para uma faxineira.
Veja na foto a quantidade de pó acumulada em poucos meses de uso.
As aletas estavam completamente entupidas.
Por cima limpo, por baixo obstruído e sujo...
Já observou que ao entrar a estação do Verão, é grande a quantidade de ventiladores que queimam por superaquecimento ?
Quer ler mais sobre este tema: ventilador de teto ?
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Autor do texto e da foto:
Gilson Carlos Pessanha
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Por pura curiosidade: qual é o ventilador de teto (marca e modelo) que foi fotografado?
ResponderExcluirOlá Henrique Rodriguez,
ExcluirVentilador de teto Loren Sid.
Tenha um dia iluminado !