1º Passo:
Com uma chave de teste elétrica (igual ao formato de uma chave de fenda, porém possui dentro do cabo uma lâmpada neon), introduza em cada um dos 3 furos da tomada.
Ao acender a lâmpada, você terá localizado o terminal Fase.
Restaram 2 terminais, que são o Terra (terminal central) e o terminal Neutro.
2º Passo:
Com uma lâmpada de teste elétrica , que você mesmo poderá fazer (um bocal, 2 pedaços de fio ligados nos parafusos e uma lâmpada incandescente de 60 w x 220 volts, você introduzirá um dos fios do bocal no terminal Fase, que você localizou no passo anterior e o outro fio no terminal Neutro.
Se a Tensão elétrica da sua tomada for de 127 volts, a lâmpada deverá acender com o brilho reduzido, tendo em vista que a lâmpada é de 220 volts.
Em seguida retire o fio do Terminal Neutro e introduza no terminal central.
A lâmpada deverá acender com o mesmo brilho.
Observação:
Se a lâmpada não acender:
Não existe nenhum fio Terra conectado nesta tomada.
Ou se existe um fio conectado o Terra está interrompido ou o aterramento é falso.
Se a lâmpada acender com um brilho muito mais fraco:
A qualidade do aterramento é baixa (o ponto de conexão não é bom, ou a conexão está mal feita, ou a corrosão está isolando o cobre).
Se lâmpada acender com o mesmo brilho:
Ou o aterramento está bom ou o aterramento está sendo feito com o Neutro.
3º Passo:
Com um voltímetro analógico ou de preferência com um digital, com o seletor na posição de Tensão alternada, introduza uma das pontas no terminal Terra e a outra no terminal Neutro.
Você deverá ler uma Tensão de 0,5 volts a 3 volts.
Se o aparelho apresentar 0 volts, o Terra na verdade é o Neutro e o aterramento deverá ser refeito.
Se o aparelho apresentar Tensões acima de 5 volts, o aterramento não é de boa qualidade e deverá ser refeito.
Observação:
Estas dicas são para as instalações elétricas residenciais de um modo geral.
Para instalações mais sofisticadas será necessário a utilização de um aparelho chamado ¨Terrômetro¨, que custa em torno de R$1500,00 o mais barato e a compra de um aparelho deste nível não se justifica para uma única instalação residencial normal.
Autor do texto:
Gilson Carlos Pessanha
Se ao menos uma pessoa, em qualquer parte do mundo, tiver sido beneficiada com minhas dicas, já terá valido todo o esforço e empenho dedicado a este Blog.
ResponderExcluirTenha um dia iluminado!
Instalei minha torneira elétrica com as suas dicas. Funcionou certinho. Parabéns :) Sauki
ExcluirOlá Rodrigo Sauki,
ExcluirObrigado por sua visita e comentário no Blog.
Tenha um dia iluminado !
Muito bom , obrigado !!
ResponderExcluirOlá Rodrigo Z,
ResponderExcluirQuando trabalhei certa vez em Brasília, a Fase em relação ao Neutro apresentava 220 volts e o Neutro em relação ao Terra, apresentava 30 volts e nesta firma IBM do Brasil, o aterramento era muito bem feito, devido ao grande número de computadores e CPD.
No seu caso, ou você tem um excelente aterramento ou o Terra na verdade é o Neutro.
0,1 e 0 volts, dependendo da precisão do seu voltímetro podem ser a mesma leitura.
Vá até o seu Quadro de luz e verifique a existência do barramento do Terra, separado do barramento do Neutro.
Se houver este barramento do Terra, o Terra da sua tomada é realmente um ponto de Terra e a qualidade do aterramento é excelente.
A sua manta anti-estática deverá ser conectada ao fio que está no terminal central da sua tomada tripolar.
Tenha um dia iluminado !
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Gilson, Parabéns pelo blog! Gostaria de tirar uma dúvida, pois igualmente ao caso do Rodrigo z eu fiz meu aterramento para bancada com uma haste de cobre com 2,40 e fiz as medições onde constatei que o fase com o neutro deu 220v, o fase com o terra deu também 220v, já o neutro com o terra deu em torno de 0,1v. Fiz o teste com a lâmpada de 60w entre fase e terra ela acendeu e ficou com um brilho normal forte. Gostaria de saber se com esses dados e baseado na sua experiência o meu aterramento está normal? Pergunto isso por causa do valor que medi com o multimetro entre o terra e o neutro acusar 0,1v. Obrigado!
ResponderExcluirGostaria de ressaltar que verifiquei que existe um aterramento do relógio de energia ao qual pareceme que o fio neutro está aterrado no aterramento do relógio do lado de fora da residência. Gostaria de saber se isso pode ser a causa da medição do meu aterramento separado com a haste de cobre dar entre o terra e o neutro 0,1 volts ou não tem nada a ver?
ResponderExcluirOlá Natanael Tanaka,
ResponderExcluirEste aterramento do Neutro no Padrão de Entrada é para assegurar a qualidade do Neutro.
O seu Terra está separado deste e pelo valor de 0,1 volts está muito bom.
Até 0,5 volts é considerado bom.
Tenha um dia iluminado!
Olá Natanael Tanaka,
ResponderExcluirEste aterramento do Neutro no Padrão de Entrada é para assegurar a qualidade do Neutro.
O seu Terra está separado deste e pelo valor de 0,1 volts está muito bom.
Até 0,5 volts é considerado bom.
Tenha um dia iluminado!
Obrigado Gilson! Fico muito grato pela ajuda, tenha um dia iluminado para ti também. Abraço e mais uma vez parabéns pelo blog.
ResponderExcluirGilson, gostaria de tirar mais algumas dúvidas se possível, é comum o potencial do neutro com o terra apresentar oscilações de 0,1 a 0,2 volts? Pois testei com meu multimetro o neutro com o terra e dependendo do horário do dia noto essas oscilações. Outra dúvida é que verificando com o multimetro na escala de 750 volts alternada entre o neutro e o terra não apresenta nenhuma tensão 0 volts. Já com o multimetro na escala 200 alternada ai sim entre o terra e o neutro fica oscilando entre 0 e 00,1 volts e tem vezes que vai até 00,2 volts. Obrigado
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPerguntei isso pois vi em alguns fóruns que valores de 0 ou muito próximos a zero podem indicar que o fio neutro foi interligado com o terra e para tirar a dúvida fiz o teste de resistência com o multimetro na escala de 200 entre o neutro e o terra e acusou muita resistencia ohmica. Em alguns sites disse que não podem haver resistências entre os dois fios por se tratarem de fios distintos. Eu fiquei sem entender já que o aterramento que eu fiz está completamente separado do neutro e nem mesmo esta ainda interligado nas tomadas.
ExcluirOlá, Muito legal sua dica, porém não pude usar pois minha casa é 220v de entrada, sem neutro, como posso verificar o aterramento da minha casa? pois possuo um aparelho condicionador de energia que indicou falta de terra, e por isso queria medir de alguma forma o terra para garantir que o problema é lá.
ResponderExcluirSugiro enfiar no solo uma haste de aço revestida de cobre (haste para aterramento) e fazer a sequência de testes rm relação à este aterramento.
ResponderExcluirSe o aterramento não ficar bom, mais uma ou duas hastes deverão ser enfiadas e interligadas entre si.
Obrigada Gilson! Então acredito que meu aterramento não esteja bom pois coloquei uma haste de 1,5m. porém como minha rede é 220v e não possuo instrumento pra medição de aterramento acho que não é possível verificar a eficiencia dele né? Com 220V e multimetro não é possivel verificar?
ExcluirSugiro enfiar no solo uma haste de aço revestida de cobre (haste para aterramento) e fazer a sequência de testes rm relação à este aterramento.
ResponderExcluirSe o aterramento não ficar bom, mais uma ou duas hastes deverão ser enfiadas e interligadas entre si.
Bom dia .
ResponderExcluirPosso usar um cabo q era usado como terra de maquina de solda antes. Ele e de 50mm mais flexivel ,as hastes estão em triangulo.
Bom dia .
ResponderExcluirPosso usar um cabo q era usado como terra de maquina de solda antes. Ele e de 50mm mais flexivel ,as hastes estão em triangulo.
Olá Marco Antonio,
ExcluirSem problema.
O cabo para aterramento poderia ser até sem capa (cabo nu).
Tenha um dia iluminado !
Este comentário foi removido pelo autor.
Excluirse o neutro é aterrado por que não podemos usá-lo como terra. qual o perigo???
ResponderExcluir